You are currently viewing Qual é o melhor regime tributário para a sua empresa?

Qual é o melhor regime tributário para a sua empresa?

Cada negócio tem um modelo de tributação que mais se encaixa com a sua realidade. E escolher a alternativa correta pode trazer diversos benefícios, além de segurança e otimização de processos, a opção ideal gera economia no pagamento de impostos dentro da lei, o que conhecemos como elisão fiscal.

No Brasil, existem basicamente, três tipos de regime tributário para constituir uma pessoa jurídica: simples nacional, lucro real e lucro presumido.

Você já deve ter ouvido falar que, para micro e pequenas empresas, o Simples Nacional é o melhor regime tributário, certo?

  • Simples nacional

É o regime tributário mais recente, criado em 2006.

Ele foi instituído com o intuito de desburocratizar o pagamento de impostos por parte dos negócios que se encaixam nas definições de Empresa de Pequeno Porte (EPP), Microempresa (ME) e Microempreendedor Individual (MEI).

Essa facilidade se dá por dois motivos: alíquotas mais baixas e concentração de tributos em uma única guia, chamada de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

  • Lucro Real

É um regime tributário em que se considera o lucro líquido das empresas, ou seja, o valor final do informe contábil, já descontados as despesas das receitas.

Daí o nome Lucro Real, pois estamos falando do que, de fato, é o rendimento da empresa.

Empresas com faturamento anual de 78 milhões e negócios que desenvolvem atividades financeiras são obrigadas a adotar esse regime tributário.

Ou seja, se você abrir uma pequena empresa de crédito, ainda que fature menos de 4,8 milhões ao ano, não pode optar pelo Simples Nacional e precisa calcular e recolher seus impostos pela modalidade de Lucro Real.

  • Lucro Presumido

Esse Regime tributário não leva esse nome por acaso, se no Lucro Real, os impostos incidem sobre o rendimento líquido da empresa, aqui são calculados em cima de uma receita bruta estimada.

Ou seja, a cobrança acontece com base em uma porcentagem do faturamento entendido como lucro.

Agora que já conhece os três Regimes tributários, procure um profissional para que juntos possam tomar a decisão mais acertada para a sua empresa, garantindo segurança e otimização dos processos.

Deixe um comentário